Perguntas frequentes

Alguma dúvida?
Sua resposta pode estar aqui. 

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que podem surgir sobre uma série de assuntos relacionados ao nosso dia a dia. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

1 . 1 - É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

Celulares, tablets, entre outros, poderão ser utilizados no ambiente escolar, no desenvolvimento de projetos e/ou atividades, de forma criteriosa e responsável, sob a mediação dos professores. Portanto, somente serão permitidos em atividades pedagógicas e, em caso de descumprimento da norma, os mesmos serão retidos. É de total responsabilidade do estudante a guarda de seu aparelho.

1 . 2 - Onde posso consultar a Lista de Materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

1 . 3 - Como funciona o processo de avaliação e provas?

No Colégio Santo Agostinho a criança é observada e avaliada constantemente. O resultado desse acompanhamento constante e contínuo é levado ao conhecimento dos pais por meio de contatos pessoais.

Na Educação Infantil, ao final de cada semestre, é entregue aos pais ou responsáveis um relatório com a síntese das observações do desenvolvimento da criança durante o período. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental recebem o boletim e o relatório individual após o término de cada etapa letiva.

Ensino Fundamental e Ensino Médio: as atividades escolares são avaliadas constantemente por meio de testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, atividades extraclasse, observações etc. Os alunos podem também, realizar avaliação em 2ª chamada e solicitar avaliação suplementar:

Avaliação de 2ª chamada: (Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano e Ensino Médio) – O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc).

Avaliação suplementar: (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano e Ensino Médio) A avaliação suplementar é uma oportunidade para os alunos que pretendem substituir a menor nota de alguma das avaliações realizadas pelo aluno, na etapa em curso.

* Não há avaliação suplementar para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Promoção: será promovido o aluno que atingir 60 pontos após a 3ª etapa, com a frequência mínima de 75%.

1 . 4 - Como posso acompanhar as notas e frequência do aluno?

Para conferir as notas e frequência (faltas) do aluno, clique aqui e acesse nosso Portal Educacional.

1 . 5 - O Colégio oferece atividades extracurriculares como natação, esportes e dança?

Sim. Acesse o menu “Programas” para conhecer mais sobre todos os nossos programas extracurriculares.

1 . 6 - A qualidade de ensino é a mesma em todas as Unidades?

Sim. O Colégio Santo Agostinho baseia-se em um único projeto pedagógico. Temos como objetivo criar condições favoráveis para que o aluno possa assumir o protagonismo de sua própria educação, desenvolvendo todas as suas potencialidades intelectuais, físicas, socioculturais e religiosas.

Nossas Unidades possuem programas diversos extraclasse que variam de acordo com a disponibilidade em relação à estrutura e horários. Clique aqui e saiba mais sobre nosso projeto pedagógico.

2 . 1 - Como faço para alterar meus contatos com o Colégio (mudança de endereço, e- mails, telefones, etc.)?

Os pais e/ou responsáveis podem fazer a solicitação, presencialmente, em nossa Secretaria ou através do formulário de contato.

2 . 2 - Como faço para pedir mudança de Unidade?

A família que desejar transferir seu filho (a) para outra Unidade deverá agendar uma reunião com a Supervisão Pedagógica da Unidade de origem, no período de 19 a 30 de Agosto do ano em curso. O deferimento do processo está condicionado aos seguintes critérios:

  1. Apresentar bom rendimento acadêmico e postura disciplinar adequada ao ambientev escolar;
  2. Ter 2 (dois) anos de matrícula e frequência na unidade;
  3. Não ter sido contemplado com a transferência de unidade nos últimos 2 (dois) anos;
  4. Haver vaga disponível para a unidade pleiteada.

2 . 3 - Como faço para pedir 2ª via de Histórico Escolar? Há custo?

A solicitação pode ser feita presencialmente, em nossa Secretaria, ou via formulário de contato. A 2ª via do Histórico Escolar tem um custo de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e o prazo para emissão pode variar entre 10 a 30 dias. Para saber o prazo com maior precisão, gentileza entrar em contato direto com a Secretaria do Colégio.

2 . 4 - Como faço para solicitar 2ª chamada de prova?

O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer uma avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc). O formulário está disponível no aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

2 . 5 - Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

Para solicitar a declaração de escolaridade, entre em contato com nossa Secretaria. Não há custo para a emissão, que fica pronta em 24 horas.

2 . 6 - Como faço para visitar o Colégio?

O período de visitas está previsto em nosso Edital do Processo de Admissão de Novos Alunos. Em caso de demandas fora do período, por favor, entre em contato com Secretaria.

2 . 7 - Qual a idade mínima para ingresso? Com quantos anos começa o maternal?

3 anos ou a completar até 31/03 no ano de ingresso.

2 . 8 - Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

O processo de admissão de Novos Alunos para o ano de 2020 estará aberto no início de Agosto até o mês de Setembro. As orientações são disponibilizadas na página Admissão. Clique aqui para mais informações.

3 . 1 - Tenho desconto para pagamento antecipado da anuidade?

Sim. Para mais informações, entre em contato com a Tesouraria.

3 . 2 - Como faço para atualizar o boleto vencido?

O boleto não precisa ser atualizado, basta apenas informar a data de vencimento e a data do pagamento que o APP do seu banco calcula os encargos.

Se o pagamento for realizado diretamente no banco, o próprio caixa irá realizar o cálculo dos encargos. Porém, para ser pago em qualquer banco,  o boleto emitido é valido por até 180 dias da data de emissão. Após os 180 dias, somente nos caixas do Banco Santander. 

3 . 3 - Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

A 2ª via do boleto bancário pode ser emitida em nosso Portal Educacional, em ambiente restrito para pais e responsáveis. Clique aqui.

3 . 4 - Por quanto tempo o boleto bancário pode ser utilizado para pagamento da mensalidade?

O boleto emitido é valido por até 180 dias da data de emissão, podendo ser pago em qualquer banco. Após os 180 dias, somente nos caixas do Banco Santander

4 . 1 - O aluno pode guardar seus materiais escolares no Colégio?

Sim. Os escaninhos serão disponibilizados a partir do 6º ano do Ensino Fundamental para os alunos que tiverem dificuldades em administrar o material a ser trazido para o Colégio e, sobretudo, devido ao peso da mochila.

A utilização dos escaninhos pelos interessados se dará por meio de locação para o período do ano letivo, mediante pagamento de taxa anual. Informações poderão ser obtidas na Coordenação Pró-aluno.

4 . 2 - Como funciona o Aplicativo do Colégio Santo Agostinho?

Nosso aplicativo mobile é o canal de relacionamento e atendimento aos pais e responsáveis. Através dele, você tem acesso às notícias, comunicados, calendários de atividades escolares, documentos e formulários, notificações e lembretes importantes

direto no seu celular. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

4 . 3 - Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

Toda nossa comunicação com as famílias é feita por meio do aplicativo do Colégio, de e-mails, da agenda do aluno, do site e da plataforma digital ConeCSA.

A agenda é entregue no início do ano letivo e contém as diretrizes para o cotidiano pedagógico do aluno. O aplicativo é o principal canal virtual de relacionamento e atendimento aos pais e responsáveis. Está disponível na Internet e para instalação em smartphones. O ConeCSA é a plataforma de sala virtual do aluno. Estudos complementares e documentos pedagógicos são inseridos nesse ambiente.

4 . 4 - O Colégio possui algum tipo de seguro?

Sim. Em parceria com a BHR Corretora, disponibilizamos coberturas e proteções financeiras, por intermédio do Seguro Educacional, que auxilia a continuidade dos estudos do seu filho com qualidade e segurança, protegendo o seu futuro.

Para saber mais informações, ou aderir ao Seguro Educacional, entre em contato direto com a BHR:

Telefone: (31) 2111-0000

E-mail: seguroeducacional@bhr.com.br  

4 . 5 - Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

Nossos uniformes podem ser adquiridos apenas nas lojas credenciadas. Clique aqui e veja a relação de lojas e endereços.

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