Notícias

06 de outubro de 2020

“O seu copo está meio cheio, ou meio vazio?”

A expressão popular “O seu copo está meio cheio, ou meio vazio?” é uma metáfora sobre a forma que as pessoas têm de enxergar a vida: de maneira positiva ou negativa. Questão de perspectiva! Cada pessoa pode entender de uma forma particular as situações, mesmo as mais desafiadoras. Sempre teremos versões e aversões da mesma história...

Incentivando o olhar otimista para a vida, especialmente em tempos de adversidade como os que temos experimentado em quarentena, as turmas de 8º e 9º anos estão desenvolvendo o Festival de Curtas "Copo meio cheio", uma oficina de narrativas poéticas. Nas aulas de arte os alunos passaram por uma sensibilização, procurando motivos para ver o lado positivo das coisas, encontrando oportunidades para se enxergar o bem. Isso não significa que os riscos e dificuldades não possam ser dimensionados ou previstos; precisamos apenas ajustar o nosso foco de visão e valorizar as atitudes positivas diante da vida.

Uma das etapas do projeto foi a produção de curtas com a técnica stopmotion. Os vídeos mais votados por alunos e professores fazem parte de um registro positivo que você pode conferir aqui no site.

As coisas boas e positivas existem, assim como o contrário também. Para onde olhamos é o que muda toda a história e esse pequeno ajuste de perspectiva é uma maneira um pouco diferente de perceber as coisas. Afinal, essa forma de olhar para o tal “copo” nos ajuda a ver também a vida sempre mais bonita.

E você, já parou para pensar? "O que deixa seu copo meio cheio?"

Confira no vídeo o Festival de Curtas "Copo meio cheio".

Compartilhe