Notícias

04 de abril de 2019

A História vai à cozinha!

Existem muitas formas de ensinar e aprender. No Colégio Santo Agostinho, a Cozinha Pedagógica é uma delas. O espaço é livre para professores e alunos explorarem os conteúdos formais de uma maneira diferente.

Na culinária, a experiência de preparar receitas é um laboratório eficaz para praticar conceitos estudados em diversas disciplinas. O uso dos cinco sentidos facilita a compreensão da matéria por diferentes perfis de alunos, uma vez que o modo de aprender varia individualmente, podendo ser visual, auditivo ou cinestésico, ou seja, na prática, com a “mão na massa”.

Ao preparar uma receita italiana de Pão de Piadina, por exemplo, o professor Raphael Prado ensinou sobre o período Medieval, mostrando para os alunos do 7º ano que o pão não fica pronto apenas com a simples mistura dos ingredientes. Para isso, antes é preciso sovar, trabalhar a massa, assar. De maneira análoga, na História, a junção de povos no mesmo espaço não é suficiente para se formar uma nova cultura. Assim, os estudantes compreenderam o que permite a união dos povos, como eles se entendem e quais foram, naquela época, as sutilezas e os desdobramentos para a formação de uma nova era, de uma nova Europa.

Acreditamos que Educação de excelência se constrói dia a dia e, para isso, conjugamos a nossa tradição com a inovação que permeia o planejamento e a execução das nossas atividades.

Compartilhe