Notícias

06 de dezembro de 2018

Educação Bilíngue

O Colégio Santo Agostinho caminha para expandir, cada vez mais, o Ensino Bilíngue, propiciando aos estudantes o desenvolvimento não só das habilidades linguísticas, mas também da criatividade, da capacidade de trabalhar em equipe, da autonomia e do pensamento crítico. Além do desenvolvimento dos conhecimentos necessários para a compreensão da sociedade globalizada em que vivemos.

A designer de interiores Tatiana Duarte Brito tem três filhos em processo de educação bilíngue na Unidade Nova Lima: Tomás (4 anos), Estela (5 anos) e Francisco (9 anos). O caçula ingressou na escola no maternal, em 2017, já na Educação Bilíngue. "Tomás absorveu a língua inglesa de uma maneira impressionante a ponto de corrigir nossa pronúncia. Tem um bom vocabulário com uma pronúncia perfeita das palavras e a prosódia da língua é bem observada, principalmente quando tenta acompanhar músicas que desconhece a letra. Também notamos que, dentro de contextos do interesse dele, tem uma satisfatória compreensão do que escuta. Adora assistir vídeos e brincar em inglês, até mesmo com a construção de diálogos durante as brincadeiras", comenta Tatiana.

"Percebo que a metodologia utilizada pela escola favorece o aprendizado da língua inglesa, uma vez que viabiliza a aquisição da língua através de uma proposta lúdico-interativa, que desperta na criança o interesse pelo contexto oferecido, no qual permeia o inglês de uma maneira totalmente natural e efetiva", ressalta Tatiana.

Segundo a supervisora de Relações Internacionais do Colégio Santo Agostinho, Clarissa Félix Azeredo, a proposta Educação Bilíngue é o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, assim como a abordagem de diferentes assuntos, explorados através da língua inglesa. "O inglês não é somente um fim, mas um meio para aprendizagem de outros conteúdos. Oferecemos uma metodologia baseada em atividades exploratórias e de investigação dos conceitos-chave das ciências aplicadas, ampliando o foco da linguagem. Desenvolvemos a compreensão da natureza e da ciência por meio do programa “Exploradores da Vida Real”, da National Geographic", diz a supervisora.


CLARISSA.jpg

Clarissa Félix Azeredo, Supervisora de Relações Internacionais do Colégio Santo Agostinho

High School Canadense

Além da educação bilíngue na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as unidades Belo Horizonte e Nova Lima oferecem aos alunos do Ensino Médio, o High School Canadense, programa de complementarização curricular, lecionado por professores nativos em língua inglesa. "Com duração de dois anos, o grande diferencial é oferecer aos estudantes a oportunidade de estudo de disciplinas do currículo canadense que não são ministradas no currículo brasileiro, como empreendedorismo, liderança, estudos midiáticos, questões mundiais, entre outros.", explica a supervisora Clarissa.

Ao fim da 3ª série do Ensino Médio, os alunos do programa recebem um diploma canadense, além do certificado de conclusão dos estudos no currículo brasileiro, também importante para não perder o diferencial competitivo no Brasil.  "Isso significa que o estudante poderá pleitear uma vaga em universidades canadenses, americanas ou europeias, com um diferencial bastante significativo, no que tange ao processo de aplicação: a escolha pelo High School Canadense destaca os alunos, que optaram por um currículo mais desafiador, complexo e já tem sido um distintivo para recebimento de bolsas de estudo em universidades estrangeiras. É um certificado que certamente permite melhores oportunidades de crescimento acadêmico e profissional no exterior", ressalta a supervisora.

Nova área de Relações Internacionais

A área de Relações Internacionais foi criada recentemente no Colégio Santo Agostinho para liderar os programas de internacionalização em toda a Instituição, respondendo pelo planejamento, execução e avaliação das atividades pedagógicas, estabelecendo políticas e diretrizes acadêmicas. Ela é responsável por buscar parcerias acadêmicas com reconhecidas instituições do mercado internacional e por cuidar de temas estratégicos para a Instituição, como a Educação Bilíngue, o High School, os intercâmbios e o suporte aos alunos que desejam ingressar em universidades internacionais. Tudo isto, assegurando o alinhamento estratégico em todas as Unidades.

Acompanhe aqui no site novidades da área que virão por aí!

Compartilhe