Notícias

14 de maio de 2019

Compartilhamento cultural

Na tarde do dia 9 de maio, as turmas do High School, programa canadense do Colégio Santo Agostinho, tiveram a oportunidade de interagir em tempo real com estudantes da Elsipogtog School, em New Brunswick, uma das dez províncias do Canadá.

A experiência se deu em um encontro virtual de uma hora, mas a dimensão é mais abrangente, não somente em termos geográficos, mas também pedagógicos. A preparação da atividade exigiu esforço e dedicação dos alunos nos dois países envolvidos. No Canadá, eles ensaiaram por seis meses para as demonstrações de bateria e dança típica do local – “blanket and jingle dancing”. No Brasil, além do desafio de sustentar uma interlocução de alto nível em inglês sobre os temas tratados, nossos alunos deram um show de forró, bossa nova e capoeira. Eles criaram coreografias, tocaram, cantaram, dançaram e ainda explicaram brilhantemente a cultura brasileira, em inglês.

Em um diálogo próximo, ambos os lados conseguiram explorar a contento as realidades locais, com perguntas sobre curiosidades, interesses e dúvidas a respeito do país de cada um.

As aulas do High School são planejadas com a finalidade de levar os alunos a “pensarem fora da caixa”. Por isso, a inovação faz parte do DNA do nosso programa canadense e, assim, o aprendizado é um processo intrínseco, que passa a fluir espontaneamente como resultado natural do envolvimento dos estudantes nas tarefas propostas.

Curiosidade

Durante a conferência virtual, Vivian Gail Kierstead, coordenadora do High School no Brasil, mostrou aos estudantes de Elsipogtog o tambor que ela e seu marido, Bill, ambos canadenses, trouxeram para o Brasil com o objetivo de apresentarem aos estudantes do High School do Colégio Santo Agostinho parte da cultura do Canadá. O tambor foi confeccionado e pintado em New Brunswick, por dois membros da comunidade da Primeira Nação Elsipogtog. O instrumento representa uma tribo do Canadá, do primeiro povo a habitar o país, e remete aos batimentos do coração da natureza.

Compartilhe