Notícias

04 de junho de 2019

Cooperar é cidadania

Educação, muitas vezes, é trabalho de formiguinha. De pouquinho em pouquinho, com persistência, se chega lá.

A professora Francine Reis, de Ensino Religioso, usou esse ditado popular para orientar alunos da Educação Infantil e do Fundamental I sobre a cooperação e como a prática desse conceito se relaciona com a cidadania.

Munidos de lupa e muita disposição, as turmas percorreram os jardins do Colégio Santo Agostinho Nova Lima para observarem as formigas. Mas foi a "olho nu" que os estudantes rapidamente conseguiram enxergar a cooperação. Saltou aos olhos a ajuda mútua entre os "colegas do formigueiro" e o apoio em conjunto.

Depois de serem testemunhas oculares desse nobre comportamento dos insetos, foi a vez de os nossos pequenos vivenciarem a cooperação dentro do grupo.

Na dinâmica do barbante, cada participante segurou uma ponta do cordão e, em equipe, atuaram para encaixar em uma garrafa as canetas que estavam amarradas na outra extremidade. Remetendo às relações e à interdependência entre as pessoas, no final, como um time, todos precisaram agir em cooperação para alcançarem o mesmo objetivo. A moral dessa "estória" cada um levará para a sua própria história!
Compartilhe