Notícias

11 de julho de 2019

Desafio ENEM de férias

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima toparam participar do Desafio ENEM de férias. O supervisor do segmento, Geraldo dos Santos, elaborou quatro cadernos de provas, com 100 questões cada, nas áreas de Ciências Humanas, Natureza, Linguagem e Matemática.

O material foi disponibilizado aos interessados para retirada, mediante assinatura de uma lista de aceite do desafio. Os alunos levarão as provas para casa, por livre demanda, para estudarem durante as férias. Na volta às aulas, deverão entregar o gabarito no Colégio e fazerem a correção das questões. Em seguida, a supervisão irá liberar um relatório específico mostrando quais conteúdos os alunos estão tendo maior dificuldade quando o assunto é questões com nível de dificuldade alto no ENEM.

Sobre os cadernos de provas

Os testes foram elaborados com questões fechadas, tratadas dentro do ENEM como nível difícil. Nacionalmente, já são conhecidos os conteúdos e tipos de questões que os alunos erram mais no exame.

Os cadernos estão focados naquilo que vai ajudar a aumentar a nota dos nossos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que as provas já foram construídas a partir dos micro dados do ENEM, com a base estatística usada pelo próprio INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – para fazer a correção da TRI – Teoria de Resposta ao Item.

O ENEM não possui acertos clássicos. As questões têm pontuações diferentes: as mais difíceis valem mais, as mais fáceis valem menos e, caso o estudante não acerte as questões fáceis, essas eliminam as pontuações das difíceis. Assim, o nível de acerto deve ser coerente entre as questões fáceis e medianas, o que permite aferir a consistência dentro de cada área, demonstrando o nível de conhecimento do candidato.

Compartilhe