Notícias

24 de abril de 2019

Educação assertiva

Ao conjugar tradição, prática de valores éticos e uso de metodologias contemporâneas, o Colégio Santo Agostinho se diferencia na formação de pessoas com preparo para a vida.

Nesse contexto, a atividade diagnóstica é uma das ferramentas aliadas da equipe pedagógica para agir diretamente nas oportunidades de melhoria e nas potencialidades identificadas junto aos alunos.

Isso porque o novo faz parte da rotina do Colégio. A cada período letivo, as novidades se fazem presentes na vida dos alunos, na medida em que iniciam os estudos em outra série, e, ao longo dos meses, vencem diferentes etapas até o encerramento do ano. As famílias procuram se ajustar às mudanças que acompanham o avanço dos seus filhos na jornada escolar. Cabe à equipe pedagógica traçar o cenário peculiar a cada ano, série e aluno, fazer a leitura desse panorama e adotar mecanismos de ajustes do currículo convencional à realidade do Colégio.

Para isso, o diagnóstico feito anualmente no início do ano letivo auxilia no entendimento dos campos cognitivo e emocional dos alunos, compreendendo suas questões, dificuldades e aptidões. O intuito é personalizar o processo de ensino e aprendizagem, respeitando as individualidades e, ao mesmo tempo, considerando a coletividade para o alcance de resultados benéficos para todos nas diversas esferas sociais de convivência.

A atividade diagnóstica é viabilizada nos primeiros dias de aula quando, no laboratório de informática, os alunos preenchem um formulário no computador, com perguntas divertidas de serem respondidas e com abordagens quantitativa e qualitativa. Os achados desse estudo são analisados pela equipe pedagógica para nortear as decisões ao longo do ano, cuidar com mais atenção, dentro do currículo convencional, dos pontos de melhoria identificados e enfatizar as potencialidades existentes. Tudo isso em consonância com os valores Agostinianos que regem a nossa conduta como educadores.

Compartilhe