Notícias

11 de abril de 2018

Educação Física + História = Aula integrada!

Os professores de Educação Física e História realizaram uma aula integrada com os alunos do 7º ano do EFII, na arena. Dentro do conteúdo de lutas, criou-se um jogo de estratégia, cujo objetivo era obter recursos e/ou dominar o território alheio.

Durante essa etapa, nas aulas esportivas e culturais de Educação Física, foram retratados os vários tipos de luta que acompanharam o ser humano desde a pré-história, época em que o homem lutava para sobreviver, até os dias de hoje. Já nas aulas de História, o estudo se pautou na época medieval, retratando os mais diversos povos do período em constante expansão, um contra o outro, e em corriqueiras invasões, com as mais diversas motivações.

Com essa aula multidisciplinar, pode-se, na prática, demonstrar conceitos fundamentais de jogos e da história tais como a ideia de estratégia, de colaboração, de embate, da necessidade de recursos, da movimentação de tropas e até o domínio do espaço.

Assim, ao se unir as diferentes áreas de conhecimento, conseguimos transpor aos alunos um conteúdo denso e longo, criando possibilidades e ultrapassando o pensar fragmentado. Com tudo isso, vemos que o aprendizado fez, naquele momento, muito mais sentido e que todos aprenderam "brincando e lutando".

Compartilhe