Notícias

23 de março de 2018

Equipe de Robótica conquista o 1º lugar em competição

Em Belo Horizonte, no mês de fevereiro, foi realizada a Etapa Regional Sudeste do torneio mundial de Robótica, First Lego League – FLL.

Nesta regional, num clima de muita alegria, música, descontração e tecnologia, 47 equipes de várias partes do país concorreram em um desafio que envolve robótica, pesquisa aplicada e trabalho em equipe.

Além de criar um robô, cada grupo apresentou uma proposta de intervenção para um problema do mundo real cujo tema foi Hydro Dynamics – água: como a encontramos, transportamos, usamos ou descartamos.

O projeto de pesquisa da nossa equipe “Big Mountain”, que há três anos participa dessa competição, foi como gastar menos água nas descargas de um vaso sanitário, que necessita de descargas constantes. O dispositivo utiliza o princípio dos vasos comunicantes – quando dois ou mais recipientes estão ligados à mesma base, o líquido dentro deles tende a ficar nivelado – e uma válvula hidráulica formada por uma camada de óleo para isolar o cheiro, já que os dejetos ficarão acumulados até irem para o esgoto.

Avaliada nos quesitos design de robô, projeto de pesquisa e trabalho em equipe, a nossa obteve o 1º lugar no item Trabalho em Equipe. Vale ressaltar que este quesito é necessário para o sucesso nas demais áreas.

O FLL é um torneio global, do qual participaram mais de 250 mil jovens de 9 a 16 anos. Tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento da criatividade, do pensamento científico e da capacidade de trabalhar em equipe para resolver problemas abertos.

Parabéns aos nossos alunos!

 

Compartilhe