Notícias

31 de agosto de 2019

Feira de Economia Solidária na Expoagostiniana

A nossa Expoagostiniana foi multicultural. A programação perpassou os diversos segmentos de ensino, com conteúdo interdisciplinar, com foco no tema “Viver em Comunidade: Justiça e Cidadania”.  

Entre as atrações previstas, no dia 29 de agosto, quinta-feira, aconteceu a Feira de Economia Solidária. Esse ambiente integrou a Cidade de Santo Agostinho, próximo às piscinas, ao lado da entrada pela portaria 1.

O espaço, que funcionou durante o dia todo para a nossa comunidade escolar, também foi visitado pelas famílias dos nossos alunos.

A Feira contou com a exposição e venda de produtos dos agricultores do Programa Direto da Horta. A iniciativa faz parte de um projeto social que atende a mais de 320 famílias nas hortas comunitárias. A proposta de convidá-los para participar do nosso evento está em linha com o propósito da edição 2019 da Expoagostiniana, inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como mote “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O Programa Direto da Horta trabalha com a venda de kits, nomeados por eles de cestas, montadas com produtos originados das hortas comunitárias de Sete Lagoas (MG).

Os visitantes da feira também tiveram como opção de compra os artesanatos dos artistas Ademir Nascimento e Sérgio Pimentel, que expuseram e colocaram à venda as peças criadas e manufaturadas por participantes dos projetos pelos quais são responsáveis.

Saiba mais sobre o trabalho dos artesãos convidados para a Feira de Economia Solidária da Expoagostiniana 2019:

Artesão Ademir Nascimento

Professor de Artes há 15 anos, atualmente realiza trabalhos com Costura Criativa e é o fundador do GEFIBRO-MG – Grupo de Enfrentamento à Fibromialgia de Minas Gerais. Como administrador da entidade, se tornou um grande conselheiro e porta-voz para os seus integrantes. Assim, busca Políticas Públicas que deem olhos e ouvidos aos integrantes do grupo em todo o Brasil.

Artesão Sérgio Pimentel 

O Projeto Arte Ouro Preto, pelo qual o artesão é responsável, é uma ação social de iniciativa privada, com fundos próprios, que visa a inclusão social por meio de cursos e propostas que promovam a sustentabilidade e a cidadania, por intermédio da arte e do empreendedorismo social. O projeto é denominado “Escola Plástica Sociedade Aberta”, por utilizar a arte como ferramenta de convívio, cidadania e geração de renda. A iniciativa recebeu esse nome por abranger crianças, jovens, adultos e idosos que se interessam pela proposta. O objetivo é contemplar a comunidade, estabelecendo comunicação e parcerias com escolas, postos de saúde, empresas e instituições públicas que valorizam a inclusão, a cidadania e a sustentabilidade.

Entenda mais sobre a economia solidária:

As Políticas Públicas que fortalecem a economia solidária constituem uma estratégia de desenvolvimento das competências dos cidadãos para a instauração de uma sociedade mais justa e fraterna, promovendo a saúde, a educação, a autonomia e a dignidade dos sujeitos. Assim, a Feira de Economia Solidária incentiva a organização de redes produtivas, viabilizadas por meio de ações de desenvolvimento sustentável em agricultura familiar, artesanatos e artes, que valorizam as culturas regionais e a integração comercial de cadeias produtivas de base associativista e cooperativista.

Confira mais informações na página exclusiva da Expoagostiniana publicada no nosso site: http://bit.ly/ExpoAgostiniana2019_CSANovaLima

O álbum de fotos do evento está disponível no Flickr do Colégio:http://bit.ly/DiadeSantoAgostinho2019

Compartilhe