Notícias

23 de abril de 2019

Funções com Geogebra

Geogebra. Seria Geometria com Álgebra? Essa palavra da Matemática é o nome de um software que auxilia no estudo das Funções. A estratégia do professor Márcio Eduardo Primo de mesclar a aula tradicional com tecnologia estimulou os alunos da 1ª série do Ensino Médio ao aprendizado desse conteúdo de grande importância, por descrever comportamentos de certos fenômenos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento, como Física, Economia, Biologia ou Engenharia.

Nessa aula, os estudantes foram capazes de construir, com o software, diversos gráficos de Funções, com as mais variadas formas. O instrumento também foi usado para o professor trabalhar os conceitos de raízes da Função, interseção com o eixo das ordenadas, crescimento e decrescimento da Função, estudo dos sinais da Função, ponto de máximo e de mínimo, entre outros assuntos. Após manipulações, observações e interação com o software, os alunos criaram conjecturas e verificaram a veracidade de algumas propriedades das Funções.

“Com as tecnologias disponíveis, pode-se proporcionar aos alunos maneiras diferenciadas e dinâmicas de aprendizagem. A inserção das tecnologias faz-se necessária nos dias atuais porque está presente no cotidiano. São ferramentas que acrescentam e podem favorecer, de forma significativa, o processo de ensino-aprendizagem. Deve-se reforçar, no entanto, que não se pode abandonar ou deixar de realizar os cálculos algébricos que permitem uma demonstração mais rigorosa durante os estudos”, relata Márcio.

Concebido por Markus Hohenwarter, da Universidade de Salzburg, na Áustria, para viabilizar a comunicação matemática nas escolas, o software de geometria dinâmica facilita a compreensão da matéria diante das dificuldades que os alunos apresentam no estudo das Funções. O recurso é gratuito e pode ser baixado na internet. Por ser um sistema dinâmico de geometria e álgebra, permite realizar construções com pontos, vetores, segmentos, retas e seções cônicas, além de gráficos de Funções que podem ser modificados.

Compartilhe