Notícias

24 de setembro de 2019

Inspeção nos mananciais de água

Coletar e analisar a água dos mananciais localizados nas proximidades do Colégio Santo Agostinho, Unidade Nova Lima. Essa foi a missão dos integrantes do Seminário de Aprofundamento de Sustentabilidade da nossa escola, no sábado, 21 de setembro.

A prática tem o intuito de cuidar dos recursos hídricos da região e fortalecer a preservação, de modo que os estudantes aprendam, desde jovens, como tratar a água de maneira correta. A iniciativa integra as diretrizes do nosso GTEIA – Grupo de Trabalho, Envolvimento e Iniciativa Ambiental –, que atua a favor de uma educação orientada para o desenvolvimento sustentável.

Em consonância com um dos valores agostinianos, que é a Sustentabilidade por meio de ações pautadas pela Ecologia Integral, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II saíram a campo com o suporte do professor de Geografia, Saulo Soares Silva, com o apoio e a parceria dos integrantes do Projeto Por Aqui Passa um Rio.

O grupo coletou amostras de água em três pontos próximos à Unidade Nova Lima, sendo um deles a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – do Vale dos Cristais, onde também participaram do plantio de uma muda de Ipê, no projeto de educação ambiental que recebeu o mesmo nome do condomínio.

Os resultados das análises feitas pelos alunos estão com a Embaúbas Ambiental, que irá endereçar os dados para o Comitê do Rio das Velhas e para o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas. A ideia é fortalecer o engajamento dos alunos, para fomentar as políticas públicas relacionadas à melhoria da qualidade dos recursos hídricos e à preservação desse bem ambiental.

Compartilhe