Notícias

23 de setembro de 2019

IV Semana de La Hispanidad

Sitios y sabores foi o tema da Semana de la Hispanidad 2019, que teve como foco Argentina, Peru e México. O evento acontece em sintonia com uma comemoração realizada em outubro, em 21 países nos quais o espanhol é idioma oficial, para celebrar a língua e suas diversas culturas.

“O termo hispanidad representa um conjunto de culturas de diferentes países que têm o espanhol como língua oficial. Celebrar essas diferentes realidades é motivo de orgulho para a equipe de espanhol do Colégio Santo Agostinho, unidade Nova Lima, pois coloca o idioma em foco e o engradece”, explica Aparecida Ferreira, professora e coordenadora de área de Língua Espanhola, conhecida carinhosamente como Cida.

Entre os dias 16 e 20 de setembro, o Colégio foi tomado pela cultura hispânica, com atividades desenvolvidas pelos próprios alunos e professores para serem apreciadas por toda a comunidade escolar. Ao transitar pelo Colégio, era possível se transportar para essas localidades, ao se deparar com os espaços criados na escola. A pirâmide emblemática da costa mexicana, Chichen Itza, construída pelos Maias, foi recriada na escadaria principal da escola. O painel calaveras Mariachi uniu dois símbolos da cultura mexicana, sendo a caveira representante do dia dos mortos e os Mariachis. A cultura portenha chegou à escola representada pelo Caminito, charmoso local onde se concentra as maiores casas de espetáculos musicais em Buenos Aires, principalmente o tango. Ainda como representação da mesma cidade, a famosaPraça Mafalda foi construída com personagens em tamanho real. No espaço Viviendo Machu Picchu, a cidadela inca foi levada à Semana da Hispanidade de maneira tecnológica. O laboratório de informática recebeu a projeção espelhada do filme Pachamama, um telão com imagem estática para registrar selfies, uma escultura formada por 40 tabletes que construíam um jogo de imagens da cidade e levavam o espectador a criar seu próprio filme e uma tela interativa projetava no chão vídeos em 360º para que os alunos pudessem simular uma caminhada por Machu Picchu.

 “O nosso objetivo com a Semana de la Hispanidad é festejar o idioma espanhol como uma língua pluricêntrica e multicultural, de uma forma leve e descontraída, unindo toda a comunidade escolar em uma festa colorida e cheia de significados”, comemora Cida.

Os estudantes puderam se deliciar com comidas típicas, como tacos, churros, alfajores e empanadas, vendidos em uma feira de alimentação enfeitada com pinhatas confeccionadas pelos alunos do 5º e 6º ano. A decoração do ambiente foi incrementada com food trucks, bikes e carrinhos estilizados, que fizeram a festa no horário do recreio.

A programação contou com a Orquesta Amplus de Lhamitas, em que os alunos do 1º ano do Fundamental I foram treinados pela professora de Cultura Hispânica, Daniela Vieira, para interpretarem pequenas lhamas cantando a música La Bamba. A dinâmica das apresentações foi em formato de intervenção nas salas de aula de vários segmentos. O figurino, criado pela equipe de espanhol, foi todo manufaturado na escola, com grande ajuda das auxiliares Rose e Bárbara.  

A ambientação do Colégio também contemplou diversos painéis. O Mural da Mafalda foi montado por alunos do 6º ano que, orientados pela professora Daniela, fizeram buscas sobre a criação dos principais personagens, suas características e algumas tirinhas. As turmas do 7º ano se encarregaram do Mural Gastronomia, com o suporte do professor Rodrigo, quem apoiou as pesquisas sobre os pratos típicos da Argentina, Peru e México. Além de ilustrar e explicar o prato, um QR code levava até a receita de cada gostosura. O 8º ano cuidou do Mural Curiosidades. Num processo de criação colaborativa, os alunos da professora Cida mergulharam a fundo nas características dos países que compuseram a temática do evento e trouxeram curiosidades para um cartaz cheio de cores e simbologia. Os interessados podiam acessar um QR Code para obterem mais informações sobre cada país. No Mural Agencia de viajes, o 9º ano também se valeu do processo de criação coletiva. A professora Cida conduziu os estudantes para a criação de uma peça publicitária de um roteiro de viagem para o mês de janeiro de 2020. O pacote deveria apresentar valores reais para voo e hotel, sugestões de passeios para todos os dias, com QR code direcionando para o complemento das informações do roteiro.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos no Flickr do Colégio.

Compartilhe