Notícias

07 de junho de 2019

Mulheres na Tecnologia

Mind the gap é o nome do evento promovido pela Google na última terça-feira, 4 de junho, para alunas do Ensino Médio, com o objetivo de incentivá-las a seguirem profissões na área de Tecnologia.

Traduzindo para o português, o título significa “cuidado com o vão”. A mensagem faz referência a um lembrete a passageiros para terem atenção ao entrarem e saírem de trens e metrôs no exterior, em decorrência do espaço entre o chão da plataforma e o piso do vagão. A metáfora faz alusão ao gap de gênero existente no mercado profissional de Tecnologia, em função da distância que se estabelece entre a grande quantidade de estudantes do sexo masculino e da redução cada vez maior do número de mulheres que optam por cursos de ensino superior em Exatas e Ciências da Computação, por exemplo.

No Colégio Santo Agostinho Nova Lima, foram convidadas dez alunas, mas participaram nove destas, sendo cinco da 1ª série e quatro da 2ª série do Ensino Médio. A visita incluiu um tour pela sede do Google em Belo Horizonte e palestras com informações de mercado de trabalho para a mulher nas áreas tecnológicas. “O espaço de trabalho do escritório é incrível, foi como se eu estivesse num office americano, inclusive com muitas plantas no ambiente. Fiquei tão maravilhada que achei que deveria fazer Ciência da Computação”, descreve uma das alunas do CSA NL que esteve presente na ocasião.

As palestras abordaram temas em voga no contexto de atuação do Google, como “O estereótipo feminino na área de tecnologia”. A plateia também assistiu ao testemunho de uma aluna da 3ª série do Ensino Médio do Paraná, que falou sobre como a política mudou a vida dela. Outro eixo temático tratou sobre a prática de uma mulher ao estudar num contexto de maioria masculina. Também integrou o programa do evento uma apresentação sobre “As dificuldades da inserção da mulher no mercado de trabalho de informática”. A programação contou, ainda, com um Workshop sobre Programação de Computadores.

Compartilhe