Notícias

21 de outubro de 2019

Os jogos na Educação Infantil

Brincar e interagir são os dois eixos estruturantes da Educação Infantil no nosso Colégio. Diversas atividades pedagógicas nesse sentido sustentam o trabalho de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo dos nossos alunos. Entre os recursos utilizados pelos nossos educadores, a professora Ilena Silva, do 2º período D, trabalhou recentemente com os jogos, que possibilitam a aplicação simultânea do brincar e do interagir, unindo concreto, matriz e tecnologia.

Os conteúdos programáticos da sala de aula são apresentados às crianças por meio de jogos tradicionais, como memória, tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da velha, forca, entre outros, que se caracterizam como concreto.

A materialidade e a fixação do aprendizado ocorrem em um segundo momento, em que as regras e as conclusões da turma são transpostas para exercícios no papel, que constitui a matriz.

Os jogos eletrônicos, na Sala Interativa, interligam os conhecimentos adquiridos em cada etapa desse processo. Ao reiniciarem o ciclo, com um novo tema, as crianças demonstram evoluções nítidas, fundamentais para a formação educacional.

O profissionalismo da nossa equipe, altamente capacitada e especializada nessa fase da vida escolar, transmite tranquilidade para as famílias confiarem os seus filhos ao nosso Colégio com segurança.

Compartilhe