Notícias

18 de novembro de 2019

Pipas no ar

Empinar pipa deixou de ser uma traquinagem da infância para virar ferramenta pedagógica das áreas de Exatas e Educação Física no 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santo Agostinho Nova Lima.

É que as professoras Patrícia Barbosa Lima Pfeilsticker e Thaís Sadala trabalham fortemente com as turmas, ao longo do ano letivo, os conceitos de polígonos, ângulos, segmento de retas, proporção, escala e simetria, dentro dos conteúdos programáticos de Matemática e Desenho Geométrico. As educadoras, cuidadosas em propiciar vivências das teorias estudadas durante o processo de aprendizagem, buscam na criatividade atividades que possibilitem aos estudantes exercitarem na prática as matérias que aprendem em sala de aula, permitindo a assimilação efetiva do conhecimento.
 
Daí surgiu o projeto “Pipas no ar”, que permite o resgate da confecção desse tradicional brinquedo em família, assim como o desenvolvimento de habilidades manuais e de técnicas e estratégias para “empinar” o objeto construído. Em uma abordagem interdisciplinar, a proposta abrangeu as disciplinas Matemática, Desenho Geométrico, Educação Física e Artes, com as orientações do professor Peter, que preparou um vídeo ensinando como fazer uma pipa.

 Em casa, com os pais ou algum amigo, os alunos construíram o objeto e, na escola, junto com os colegas, soltaram as pipas confeccionadas por eles. Enquanto brincavam, assimilavam os conhecimentos das matérias correlacionadas à brincadeira.
 
O festival de cores das “Pipas no ar” foi tão lindo quanto constatar a efetividade do aprendizado e o empenho das famílias que receberam com carinho o convite para participarem desse trabalho extensivo aos lares dos nossos estudantes.
 
Clique aqui e assista ao vídeo preparado pelo professor Peter, da disciplina de Artes, para ensinar como fazer a pipa.

Compartilhe