Notícias

04 de julho de 2019

Pollock para os pequenos

As turmas do maternal conheceram um pouco do trabalho de Jackson Pollock* e, inspiradas no processo de criação desse artista, se aventuraram na experiência de CRIAR.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de se expressarem como sujeitos criativos e sensíveis, explorando formas, cores e emoções, ampliando seus saberes sobre a Arte. Na inusitada dinâmica, pintaram em pé, com o suporte no chão e utilizando os instrumentos, habituais e não habituais, de maneira pouco usual.

A atividade propiciou a essas crianças desafios motores com ganhos em fortalecimento do tônus muscular e aprimoramento das habilidades motoras finas. A proposta da produção coletiva também reforçou o conviver, pautado em uma interação de respeito e cooperação. A experiência trouxe momentos de grande deleite para as crianças, que se envolveram com alegria nas atividades e mostraram-se muito orgulhosas de suas produções.

“É função da Educação Infantil promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, a fim de favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças. É também dever da Educação Infantil permitir que elas se apropriem e reconfigurem a cultura, permanentemente, e potencializem suas singularidades, ao ampliarem os repertórios e interpretarem as suas experiências e vivências artísticas”, explica Sérgio Vaz, coordenador do DEAC – Departamento de Artes e Cultura do Colégio Santo Agostinho Nova Lima.

Acesse o álbum de fotos no Flickr do Colégio, clicando aqui.

Saiba sobre Paul Jackson Pollock (28/01/1912 a 11/08/1956)

Pintor norte-americano, é umas das principais referências do movimento expressionismo abstrato. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o ‘dripping’ (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas telas. Com o intuito de sentir dentro do quadro, pintava com a tela no chão e não utilizava cavaletes. http://www.democrart.com.br/aboutart/artista/jackson-pollock/

Compartilhe