Notícias

06 de novembro de 2019

Projeto Animais Marinhos

Em uma sociedade com mudanças tão expressivas, quem educa para transformar está sempre ligado aos novos desafios.

No Colégio Santo Agostinho, os valores de sustentabilidade são trabalhamos a fim de conscientizar a meninada sobre os cuidados com o meio ambiente. Assim, as crianças do Maternal são incentivadas a reduzirem o lixo e a separá-lo para a reciclagem sempre que possível.

Em consonância com essas práticas, a professora Kenia orientou os alunos a deixarem de usar canudos descartáveis durante o lanche. Instigada com essa orientação, a meninada questionou por que essa prática era necessária. A dúvida fez com que as crianças levantassem hipóteses sobre o descarte de canudos plásticos, bem como sugerissem práticas de preservação do meio ambiente.

Após o debate, foi apresentado às crianças um vídeo no qual biólogos retiram um canudinho plástico da narina de uma tartaruga, além de casos de ingestão de plástico e de outros resíduos por tartarugas. Tais situações têm se tornado cada vez mais comunso, já que os oceanos estão recebendo milhões de toneladas de lixo todos os anos.

A partir do interesse das crianças pelo assunto, a professora desenvolveu o Projeto Animais Marinhos, que tem como mascote a tartaruga Hellen e que foi finalizado com uma excursão ao aquário “Mundo das Águas”, no início de novembro de 2019.

A turminha ficou fascinada com o ecossistema natural que vive submerso nas águas. A visita foi acompanhada pelos alunos do Maternal D com entusiasmo e curiosidade.

Compartilhe