Notícias

13 de novembro de 2019

Publicitários do conhecimento

Publicitários do conhecimento, os nossos estudantes do 5° ano do Fundamental I empregaram todo o aprendizado sobre o corpo humano, nas aulas de Ciências, e mostraram que têm poder de persuasão ao criarem anúncios comerciais de cardápios alimentares.

A meta, com a propaganda, era divulgarem os produtos que desenvolveram para prescreverem o tipo de alimentação mais adequada, conforme o perfil do consumidor. A demanda hipotética foi estabelecida pela professora Alessandra Kochhann, para auxiliar seus alunos na assimilação do conteúdo sobre saúde alimentar, como embasamento importante antes de começarem a estudar a matéria relativa ao Sistema Digestório.

O requisito principal na elaboração das dietas era prever o atendimento às necessidades alimentares de atletas, idosos, crianças, obesos, diabéticos, tendo como parâmetro os diversos níveis da pirâmide alimentar. “Fizemos um trabalho geral sobre alimentação e o que é importante para cada tipo de pessoa, as quantidades e para que servem os diferentes alimentos, quais as doenças são causadas pelos maus hábitos na dieta, as comidas multiprocessadas e in natura, entre outros aspectos afins ao tema”, detalha Alessandra.

Em grupos, a turma seguiu para a pesquisa que fundamentou a montagem dos cardápios customizados à clientela, que foi determinada pela professora dentro do contexto pedagógico de aprendizagem do conteúdo programático. Com base nos conceitos consultados, os alunos lançaram menus nutricionais personalizados, que consideraram, por exemplo, fontes de carboidrato para fornecerem a energia que os atletas precisam, cálcio e vitaminas para os idosos, proteínas e minerais para as crianças crescerem fortes e saudáveis, opções balanceadas para diabéticos e obesos.

A venda fictícia dos cardápios ficou por conta da criatividade dos estudantes, que adoraram fazer o marketing das suas próprias ideias. Agora eles estão prontos para conhecerem o aparelho digestório e preparados para escolherem suas refeições de forma consciente, buscando o equilíbrio, com cuidados que favorecem a longevidade e o bom funcionamento do corpo humano.

Compartilhe