Notícias

11 de abril de 2019

Química na prática

Aprender química pode ser mais simples do que se pensa. Ao levar os alunos para uma aula de química inorgânica no laboratório, o professor Maurício Amorim materializa em experiência prática as fórmulas e as teorias explicadas nos livros.

No conteúdo sobre reagentes, os alunos da 2ª série do ensino médio misturaram as substâncias cromato de potássio, amarela - K2CrO4(aq); mais nitrato de chumbo, incolor - Pb (NO3)2(aq); e obtiveram nitrato de potássio - 2KNO3(aq); mais cromato de chumbo, precipitado – PbCrO4(5).

Ao desvendarem de perto, com os próprios olhos, os mistérios das transformações de substâncias em contato com outras, os alunos descortinam um universo de descobertas e desmistificam conteúdos inicialmente intimidadores, mudando seus parâmetros sobre o que é fácil ou difícil. Assim se processa o aprendizado, com os estudantes assimilando o significado e encontrando o sentido nos conceitos ensinados pelo professor. “Depois do experimento no laboratório, fica mais fácil a turma entender a matéria e isso contribui o bom desempenho nos resultados das provas”, avalia Maurício.

Compartilhe