Notícias

19 de agosto de 2019

Rumo ao Rio!

O Colégio Santo Agostinho Nova Lima inscreveu nove equipes na 3ª edição da OBRAC – Olimpíada Brasileira de Cartografia, organizada pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

Foi classificado para as etapas seguintes o grupo composto por Breno Fernandes do Carmo, Daniel Samartini Souza, Lucas Castanheira Rocha e Pedro Campos de Góes. Os alunos, que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio, obtiveram ótima pontuação na Fase I, constituída por duas provas teóricas. Na fase II, os participantes da nossa escola conquistaram de 98,5 em 100 pontos distribuídos. Orientados pela professora Helenice Almeida, coordenadora da disciplina de Geografia, eles criaram um croqui e um mapa tátil que permitem acessibilidade a deficientes visuais. A segunda prova prática da Fase II, que consiste em construir um Story Map contando a história de um dos movimentos migratórios forçados da atualidade, está em andamento e tem como mote “Rumo ao Rio!”. A expectativa do Colégio é que os nossos representantes cheguem à Fase III, que será disputada no Rio de Janeiro pelas três melhores equipes do Brasil.

Com periodicidade bianual, o objetivo da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse por essa área. A ênfase da competição é no conhecimento espacial para a cidadania. As etapas do concurso estimulam o aprendizado e o desenvolvimento de pensamentos inclusivos que possam ser materializados em ambientes acessíveis para todos.

Compartilhe