Notícias

27 de junho de 2019

Saúde física e financeira

O ato de comprar parece uma tarefa simples, mas requer consciência, orientação e maturidade, para que se torne um hábito praticado de forma saudável ao longo da vida. A escolha entre as opções disponíveis, calcular o poder de compra e saber quanto se deseja gastar. As decisões que definem o comportamento do consumidor interferem na qualidade de vida e podem trazer benefícios ou não para a saúde financeira, física e emocional das pessoas. Equilibrar esses fatores é uma capacidade determinante para o sucesso nas esferas pessoal e profissional.

As professoras do 3º ano do Fundamental I desenvolveram uma atividade para começarem cedo a desenvolver essa competência nos alunos. A partir da integração das disciplinas de Ciências e Matemática, estimularam os estudantes a conhecerem os alimentos e fazerem opções saudáveis, ao mesmo tempo em que trabalharam o cálculo e a Educação Financeira.

No Colégio Santo Agostinho Nova Lima, as crianças nessa faixa etária levam a lancheira para merendarem, mas a escola programou com as famílias um dia diferente. Os pais deram R$10,00 para os filhos comprarem o lanche na cantina, com o combinado de que os alimentos deveriam ser saudáveis e o total não poderia ultrapassar o preço definido.

As turmas assumiram o protagonismo da situação, consumiram os produtos da sua preferência dentro das regras estabelecidas, receberam e contaram os trocos e alguns, por iniciativa própria, ainda juntaram o dinheiro restante para uma compra coletiva. O registro da atividade foi feito em fichas, nas quais os estudantes listaram os itens adquiridos, a especificação da origem animal ou vegetal do alimento, o valor de cada item e os cálculos do total e do troco.  Além disso, desenharam as notas e moedas utilizadas.

Veja as fotos da atividade no Flickr do Colégio, clicando aqui.

Compartilhe