Notícias

09 de setembro de 2019

Seminário de Aprofundamento de Atualidades

Ao longo do ano letivo, os alunos do 9º ano têm a oportunidade de participar do Seminário de Aprofundamento de Atualidades, com debates que proporcionam um ambiente mais formal para a discussão de temas sobre política.

Os encontros, com periodicidade quinzenal, são conduzidos no contra turno pelos professores Marisa Ribeiro Silva, de História; Saulo Silva, de Geografia; e Julian Guimarães, de Ensino Religioso. Os estudantes participam de interlocuções capazes de apurar seus posicionamentos críticos, contribuindo para se formarem cidadãos mais conscientes dos seus papéis na sociedade.

O grupo trabalha com conceitos básicos sobre as estruturas políticas nacional e internacional, que são apresentados e depurados, facilitando a percepção, por parte dos participantes, sobre a relevância do tema no macro ambiente. A proposta também prevê a introdução dos conceitos básicos relativos ao funcionamento político no Brasil e no mundo.

“A nossa intenção é explicar os conceitos fundantes da discussão política e analisar criticamente, em escala, as situações políticas cotidianas”, descreve Cristiane Lopes, supervisora dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Entre os temas contemplados pela iniciativa, pode-se listar: O que é ética; Ética e política; Formas de governo; Democracia e republicanismo; Ideias de liberdade; e Direitos Humanos.

As inscrições são abertas anualmente, com vagas limitadas, no início do período letivo, quando os estudantes e suas famílias recebem uma comunicação específica sobre o assunto. Os participantes assíduos, que cumprem o calendário programado, recebem um certificado válido para o histórico escolar.

Compartilhe