Notícias

13 de maio de 2019

Tabela Periódica faz aniversário

Na comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica, as turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participaram de um desafio promovido pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.  

Os alunos escolheram um elemento químico como avatar e responderam a um questionário individual, com 15 perguntas sobre o assunto. Aqueles que acertaram no mínimo nove questões, que corresponde a 60% do total, serão congratulados com um certificado pelo desempenho, além de poderem se cadastrar para continuarem no processo.  

Na próxima etapa, os concorrentes precisam ser criativos para ganharem uma tabela periódica assinada pelos Prêmios Nobel. Serão avaliados os melhores trabalhos enviados à Unesco sobre o tema, que pode ser retratado com poema, história, música, pintura, vídeo educativo sobre um elemento, serviços comunitários em química, entre outros.  

As inscrições estarão abertas para votação popular e os melhores participantes do concurso serão elegíveis para receber um pôster da Tabela Periódica, de edição limitada, autografado por um ganhador do Prêmio Nobel de Química. 

Todas as inscrições serão julgadas pelo painel de especialistas da IUPAC, sigla em inglês que, no português, significa União Internacional da Química Pura e Aplicada. A avaliação se dará com base em três grandes categorias: criatividade, comprometimento e impacto (votos recebidos). 

O Colégio Santo Agostinho está preparando com os alunos uma atividade para registrar a própria comemoração a essa data especial. Em breve serão divulgadas novas informações a respeito.

Para saber mais, acesse https://iupac.org/100/pt-challenge/nobelium-contest/

Compartilhe