Notícias

02 de abril de 2019

Voluntariado de inglês

Aprender ensinando. É esse o resultado do Projeto Welcome, que sensibiliza estudantes do CSA NL a usarem seus próprios talentos para praticarem a reponsabilidade social, por meio da troca de conhecimento, permitindo aos jovens desenvolver a solidariedade e o respeito.

Os nossos alunos assumem o papel de professores dos colaboradores do Colégio Santo Agostinho que estão interessados em estudar uma nova língua. As aulas são planejadas detalhadamente, com o devido critério pedagógico, a partir da orientação permanente da professora Maria Luiza Pedrosa, conhecida carinhosamente como Malu.

“É uma relação ganha-ganha, em que os benefícios da iniciativa são mútuos. Os nossos colaboradores adquirem novos conhecimentos, aumentam sua autoestima e se desenvolvem profissionalmente. Ao mesmo tempo, os nossos alunos desenvolvem a habilidade de ensinar, reforçam seus conhecimentos e exercem a empatia”, explica Débora Reis, supervisora dos 6º e 7º anos do Fundamental II.

As aulas tiveram início no dia 26 de março, com a participação de alunos voluntários e colaboradores estudantes da Língua Inglesa. “Comecei a participar do Voluntariado de Inglês no 2º semestre de 2018 e já estou usando o que aprendi no meu trabalho. Na copa da sala dos professores, tenho contato diariamente com a equipe do High School, que é nativa da língua inglesa, e agora já consigo me comunicar com eles. Estou adorando”, revela Rosilene Lourdes, auxiliar de Serviços Gerais, conhecida carinhosamente como Rosi.

O projeto teve início no último ano, a partir de uma parceria entre o DEPAS — Departamento de Pastoral — e a Supervisão Pedagógica do Fundamental II, com entrega de certificado a quem participa de todos os encontros. O calendário de 2019 prevê 35 aulas, todas as terças-feiras, das 13h30 às 14h20 e das 11h20 às 12h10.

“O projeto visa o crescimento pessoal e o respeito ao próximo, colocando em prática valores como colaboração e doação”, informa João Batista Ferraz, coordenador do DEPAS — Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais, também conhecido como Janjão.

Compartilhe