Unidade Nova Lima

Nossa História

Seja bem-vindo ao Colégio Santo Agostinho

Foi de braços abertos que Nova Lima nos recebeu, no ano de 2007, e desde então, uma nova história teve início. Com os valores agostinianos no coração e o objetivo de oferecer um ensino baseado na sabedoria, na liberdade, na cidadania e no amor, o Colégio Santo Agostinho ganhou uma nova unidade no Vale dos Cristais.

Hoje, uma década depois, os valores cristãos de Santo Agostinho continuam a nortear nosso projeto e, o que começou com um sonho, agora é a realidade de mais de 2.300 alunos.

1920

Os Agostinianos chegaram em nosso país em 1899, mas foi no fim da década de 20 que os Superiores da Província Matritense (no Mosteiro Escorial), preocupados com a situação da Espanha, resolvem enviar alguns jovens religiosos para o Brasil, no período de 1929 a 1933, com o intuito de salvar e promover as vocações, diante da catástrofe que se avizinhava com a Guerra Civil Espanhola. Assim, são fundadas inúmeras comunidades e paróquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

1934

Início das atividades do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Primeiramente, em um imóvel alugado na Av. Olegário Maciel e, posteriormente, em uma sede própria construída na Av. Amazonas, sob a orientação do Padre Carlos Vicuña e inaugurada no dia 28 de março de 1936.

2004

O Colégio Santo Agostinho formaliza a compra de um terreno de 15.000 m², no Vale dos Cristais, em Nova Lima, para a construção de mais uma unidade.

2007

É inaugurado o Colégio Santo Agostinho unidade Nova Lima, com os segmentos do Maternal até a 1ª série do Ensino médio. Atualmente possui do Maternal até a 3ª série do Ensino Médio.

2008

Em março são formadas as Equipes Esportivas de Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. Em maio, é inaugurada a Arena Santo Agostinho​. ​

2009

É criado o NRCP – Núcleo de Referência da Cultura da Paz, com o objetivo de difundir e amplificar a cultura da paz, por meio de diversas atividades preventivas, culturais e pedagógicas. Desde que foi fundado, assuntos como o “bullying”, já foram tratados com pais, alunos, educadores e comunidade.

2015

Implantação do High School Canadá para alunos a partir da 1ª série do Ensino Médio, sendo pioneiro no estado de Minas Gerais a adotar esse projeto.

2016

Implementação do Programa AMPLUS - Formação Ampliada no Ensino Fundamental, em tempo integral.

2017

Início do processo de transição para se tornar uma escola bilíngue. O projeto piloto foi implementado para os alunos do Maternal e do 1º e 2º Ano do Amplus.