COMPLIANCE

O Compliance visa fortalecer o compromisso institucional da Sociedade Inteligência e Coração - Rede Lius com o cumprimento dos regulamentos internos e externos, na observância de uma conduta ética e íntegra, tão importantes nas relações pessoais e comerciais, considerando uma boa prática a ser seguida.

A Cultura de Integridade vai além do aspecto legal, seguir regras e leis, é fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, e não o mais fácil. É papel da Instituição disseminar aos nossos colaboradores e terceiros o respeito mútuo, transparência, honestidade e ausência de conflito de interesses.

ATUAÇÃO

A Sociedade Inteligência e Coração, mantenedora das unidades do Colégio Santo Agostinho e Escolas Sociais Agostinianas, conta com um Programa de Compliance composto por 10 pilares fundamentais para concretizar o nosso propósito na educação, pautado em uma cultura de ética e integridade.

10 pilaresdo programa de compliance
  • Suporte da Alta Administração: Apoio efetivo e incondicional da Alta Administração, e considerando a complexidade e quantidade de normas existentes no nosso país, o programa está sob a responsabilidade da Assessoria Jurídica.
  • Avaliação de Riscos: Análise dos eventos com impactos negativos para o alcance dos objetivos da Instituição.
  • Código de Conduta e Políticas de Compliance: Formalização daquilo que é a postura da Instituição com relação às práticas do negócio.
  • Controles Internos: Mecanismos que minimizam riscos e asseguram que os registros contábeis, financeiros e o exercício das atividades da Instituição reflitam os negócios.
  • Comunicação e Treinamento: Treinamento para que cada colaborador entenda os objetivos, as regras e seu papel para garantir o sucesso do Programa.
  • Canal de Denúncia: Formas de alertar a Instituição para violações ao Código de Conduta.
  • Investigações Internas: Averiguações para atender às denúncias de comportamentos ilícitos e antiéticos.
  • Due Diligence: Avaliação de terceiros, fornecedores, parceiros e clientes antes e depois da contratação.
  • Auditoria e Monitoramento: Processo constante para identificar se os pilares do Programa estão funcionando conforme planejado.
  • Diversidade e Inclusão: Processos de gestão que facilitam a adoção de um Programa efetivo de Diversidade e Inclusão.

OBJETIVO

Com base nos nossos princípios éticos, um mecanismo de Compliance tem como objetivo sustentar nossas atividades em três frentes importantes: prevenção, detecção e correção de riscos, que permite contribuir na tomada de decisões de forma ética e responsável.

prevenção

Prevenção

Os riscos pode ser prevenidos por meio de uma Governança sólida, diretrizes claras e ações de integridade.

Detecção

Detecção

Para garantir o Programa de Compliance, é preciso de ações de monitoramento de riscos.

Correção

Correção

Identificado o risco ou desvio de conduta, tratar a situação com transparência.

GESTÃO DE RISCOS

Atentos à evolução dos tempos nos antecipando às mudanças e cenários de possíveis crises, nossa Instituição vem trabalhando, desde 2023, em um projeto para a elaboração da Matriz de Riscos Críticos da Sociedade Inteligência e Coração - Rede Lius Agostinianos. O trabalho, patrocinado pela Diretoria Geral da Instituição, está sendo liderado pela Assessoria Jurídica e faz parte da Jornada ASG (Ambiental, Social e Governança) de nossa Instituição, dentro do eixo de Governança com os valores agostinianos. 

Benefícios

  • Autoconhecimento da Instituição do seu Perfil de Riscos Corporativos, possibilitando tomadas de decisão com maior embasamento prático e teórico;
  • Implementação de Governança e Gestão de Risco, conforme melhores práticas e metodologias adotadas;
  • Padronização e consolidação dos riscos identificados nos diversos processos da Instituição;
  • Alinhamento do processo de Gestão de Riscos Corporativos ao Plano Estratégico da Instituição.

O projeto de Riscos da Instituição conta com estudo de documentos, pesquisas e workshops do grupo de trabalho para identificação, avaliação e priorização dos Riscos Críticos, além da definição de estratégias para mitigação de cada um. A Gestão de Riscos, executada adequadamente, é capaz de oferecer à Instituição garantia razoável do cumprimento de seus objetivos, redução das surpresas e prejuízos operacionais e o melhor aproveitamento de oportunidades.

O que é Risco?

Risco é qualquer evento que possa impedir, ou dificultar, o cumprimento dos objetivos estabelecidos por uma instituição.

Agendar Visita agendar visita