Novo Ensino Médio: o que é?

O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho

Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Diferenciais do MAIS Ensino Médio

Escolhas

Trabalhamos o autoconhecimento e a autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Oportunidades

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Aprofundamento

Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Práticas

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo, assim, competências que possibilitam aos estudantes mobilizarem seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Autonomia

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Inovação

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

Projeto de vida

Reunimos no “Programa de Ensino - Projetos de Vida Agostiniano” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.

Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida Agostinianos atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.

Dimensão Pessoal

1

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.

Dimensão Social

2

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.

Dimensão Profissional

3

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.

Conheça as Eletivas

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da Unidade Nova Lima:

Cinema 1: Imagem e Movimento

Presencial Semestral

Partindo de um olhar sobre os mais icônicos filmes produzidos no mundo desde a invenção da sétima arte até a atualidade, a eletiva pretende desenvolver, junto aos alunos, um olhar sensível e crítico às técnicas, procedimentos e artifícios narrativos do cinema mundial. Munidos de conhecimentos técnicos e estéticos, os alunos trabalharão ativamente na discussão de filmes, análise de processos de composição, bem como na produção de textos multissemióticos em que filmes sejam avaliados criticamente.

Empreendedorismo e Negócios de Impacto Socioambiental

Presencial Semestral

Aplicação dos pressupostos básicos do empreendedorismo focado na resolução de problemas socioambientais. Trabalharemos com a viabilização de habilidades que levem os alunos a criarem projetos de negócios que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos, proporcionando impactos positivos nas comunidades afetadas.

Filosofia - Mente - Corpo

Presencial Semestral

De caráter investigativo, os estudantes abordarão a interação entre corpo e mente através do tempo e da arte e suas implicações na tomada de consciência dos indivíduos ao longo da história, possibilitando compreender como a mente conhece a si mesma e a intencionalidade de sua relação com o corpo.

Fotografia Científica: por trás da lente

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, essa disciplina pretende conceituar e articular conhecimentos adquiridos por meio do estudo com enfoque na instrumentação técnica e teórica da fotografia científica, a fim de permitir que os estudantes apliquem e elaboram estratégias em sua prática cotidiana, para integrar habilidades que lhes permitam experimentar nova metodologia, nesse caso a fotografia científica, para o estudo das Ciências da Natureza.

História da Química

Presencial Semestral

De caráter científico e tecnológico, pretende-se estudar a história da ciência de tal modo que os alunos do curso sejam mobilizados a compreender as relações entre ciência, cultura e sociedade através da análise de práticas científicas historicamente elaboradas. Nessa disciplina serão estudadas as origens do surgimento da química até o período da Química moderna.

Imaginando outras Terras: Estudo da Astronomia por meio das Sondas, Satélites e Telescópios

Presencial Semestral

O componente curricular explorará a dimensão do universo por meio das sondas, satélites e telescópios. Os estudantes ampliarão o conhecimento de astros, planetas, sistemas, estrelas, constelação, galáxias, coordenadas e as teorias mais aceitas pelos cientistas sobre o surgimento do universo. Por fim, produzirão estudos que contextualizarão a energia radioativa da estrela Sol com os efeitos imediatos no meio ambiente em relação ao aquecimento global, falta de água e energia.

Matemática Financeira: Gerenciando o Dinheiro com o Uso de Planilhas Eletrônicas

Presencial Semestral

Faremos uma revisão básica da matemática financeira, como demonstrativos financeiros, conceitos de inflação, custo do dinheiro no tempo, taxa de juros simples e compostos, taxa efetiva e equivalente, operações de desconto, amortização Price, fluxos de caixa, payback e retorno econômico. Com uso de planilhas eletrônicas, em especial o Microsoft Excel, realizaremos cálculos financeiros que permitirão ao aluno acompanhar, de forma rápida e prática, a evolução e o gasto do dinheiro conforme os conceitos estudados, oportunizando-lhe fazer melhores escolhas sempre considerando o impacto financeiro.

Mineralogia Prática

Presencial Semestral

Pretende estudar a importância da atividade mineradora e de determinados minerais para o abastecimento e o desenvolvimento da sociedade, bem como a necessidade de conscientizar sobre a importância da responsabilidade social na exploração mineral, em especial quanto à preservação ambiental. Os estudantes serão levados a produzir estudos que permearão os conceitos básicos em mineralogia, propriedades, classificação, distribuição geográfica, prospecção, exploração e processamento mineral.

Multiplicadores Librário: Aprendizagem Lúdica da Libras e o Caminho da Inclusão pelo Design

Presencial Semestral

É um convite a ouvir com os olhos e falar com as mãos. Uma formação que traz a possibilidade de entender um pouco do universo da língua de sinais e o método do Librário por meio da formação de multiplicadores da linguagem Libras, intervindo e mediando a inclusão social da comunidade surda pelo uso de ferramentas da arte e do design inclusivo.

Música, Juventude e Sociedade

Presencial Semestral

Levando em consideração a interseção da Música, Política e Sociedade, os alunos estudarão a música como expressão da juventude e inquietudes individuais. A partir do estudo da linguagem audiovisual ao longo do século XX e as manifestações na cultura brasileira, os alunos experimentarão e se expressarão por meio da música como testemunhos históricos, culturais, sociológicos e filosóficos do nosso tempo.

Redes Sociais: Metaverso, Política e Sociedade

Presencial Semestral

Analisar o fenômeno das redes sociais e das novas tecnologias nas sociedades contemporâneas, especialmente o metaverso, através da abordagem da filosofia e da sociologia. Refletiremos sobre o papel dessas novas mídias e suas consequências para a realidade, promovendo uma atuação mais crítica e autônoma diante da informação e do conhecimento.

Núcleo de estudos

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. Cada Unidade Escolar elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.

Linguagens e Códigos

Laboratório de Comunicação

O componente curricular desenvolverá com os estudantes processos fundamentais do jornalismo: produção, pesquisa e edição. A partir das características básicas da linguagem jornalística, os alunos serão capacitados para que desenvolvam e implementem um plano de comunicação de aluno para aluno.

Matemática

Construções Sustentáveis e Inteligentes

De caráter prático-investigativo, esse projeto pretende articular conhecimentos da área de matemática e suas tecnologias de tal modo que os alunos sejam mobilizados em suas atitudes protagonistas para desenvolverem habilidades e competências (pensamento matemático, raciocínio lógico, pensamento computacional, capacidade de resolução e elaboração de problemas, criatividade e trabalho em equipe) que lhes permitam planejar, projetar e criar uma construção sustentável e inteligente.

Ciências da Natureza

Uso Sustentável na Comunidade: Água, Alimento e Energia

Com foco no protagonismo do aluno, o componente curricular irá articular, aprofundar e integrar os conhecimentos das Ciências da Natureza correlacionados com o uso sustentável da água, alimento e energia. Por meio da pesquisa, levantamento de hipóteses, debates e visitas, os alunos, ao final do curso, serão capazes de apresentar soluções de intervenção/mediação ou empreendedora em sua comunidade.

Ciências Humanas

Por outra Economia: a Experiência do Modelo de Economia Solidária e Sustentável

O componente curricular desenvolverá com os estudantes mapeamento, promoção e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e sustentáveis com foco no fortalecimento de ações e da cultura da economia solidária na região de BH (e Grande BH). Os alunos elaborarão propostas com foco na economia solidária dentro dos princípios da dignidade, direitos humanos, trabalho coletivo e cooperativismo.

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.