Perguntas frequentes

Alguma dúvida?
Sua resposta pode estar aqui. 

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que podem surgir sobre uma série de assuntos relacionados ao nosso dia a dia. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.

1 . 1 - A qualidade de ensino é a mesma em todas as Unidades?

Sim. O Colégio Santo Agostinho baseia-se em um único projeto pedagógico. Temos como objetivo criar condições favoráveis para que o aluno possa assumir o protagonismo de sua própria educação, desenvolvendo todas as suas potencialidades intelectuais, físicas, socioculturais e religiosas.

Nossas Unidades possuem programas diversos extraclasse que variam de acordo com a disponibilidade em relação à estrutura e horários. Clique aqui e saiba mais sobre nosso projeto pedagógico.

1 . 2 - O Colégio oferece atividades extracurriculares como natação, esportes e dança?

Sim. Acesse o menu “Programas” para conhecer mais sobre todos os nossos programas extracurriculares.

1 . 3 - O Colégio é bilíngue?

Oferecemos a educação bilíngue para todas as turmas da Educação Infantil (Maternal, 1º período e 2º período) e Fundamental I.

1 . 4 - Quais séries são oferecidas?

Na Unidade de Nova Lima são oferecidas turmas Maternal II da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio.

1 . 5 - Como posso acompanhar o desempenho do aluno?

Para conferir o desempenho do aluno, acesse o Campus ou o Portal Educacional. Clique aqui.

1 . 6 - Como funciona o processo de avaliação?

No Colégio Santo Agostinho o estudante é observado e avaliado constantemente. O resultado desse acompanhamento contínuo fica disponibilizado no ambiente Campus e no Portal do Aluno e pode ser comunicado diretamente pelo professor / supervisor/ analista de série.

Educação Infantil: ao final de cada semestre, é entregue aos pais ou responsáveis um relatório com a síntese das observações do desenvolvimento da criança durante o período. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental recebem o boletim e o relatório individual após o término de cada semestre.

Ensino Fundamental e Ensino Médio: as atividades escolares são avaliadas constantemente por meio de testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, atividades extraclasse, observações etc. Os alunos podem também realizar avaliação em 2ª chamada, que é solicitada no Portal do Aluno.

Avaliação de 2ª chamada (Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano e Ensino Médio): O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc.).

Promoção: será promovido o aluno que atingir 60% ao final do ano letivo, com a frequência mínima de 75%, demonstrado pelo % de participação do aluno.

As formas de registro de participação dos estudantes se dão a partir da realização das atividades entregues dentre outros. 

Com base em dados fornecidos pela plataforma Campus é possível aferir a frequência e assiduidade dos alunos. A plataforma registra a entrada, a permanência e a performance do aluno diariamente. A realização de atividades e trabalhos, assim como a observação do professor, também se constitui em ferramenta para aferimento da frequência. 

Desse modo, o aluno deverá se comprometer com os estudos, conscientizando-se de que está vivenciando uma situação coletiva e de que sua performance dependerá muito de sua autonomia, esforço e dedicação.

1 . 7 - Como faço para pedir mudança de Unidade?

A família que desejar transferir seu(sua) filho(a) para outra Unidade deverá acessar o site do Colégio (menu Acesso Rápido > Portal do Aluno) e preencher o pedido, conforme período no Calendário Escolar do ano em curso.

1 . 8 - Como faço para solicitar 2ª chamada de prova?

O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer uma avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente, etc). O formulário está disponível no aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

1 . 9 - Como faço para visitar o Colégio?

Você pode conhecer a Unidade do Colégio por meio do nosso tour virtual. Clique aqui e confira.

Para visitas presenciais no período de Admissão de Novos Alunos, acesse nosso calendário, ou entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo telefone (31) 2125-6800.

1 . 10 - Onde posso consultar a lista de materiais?

A lista de materiais é divulgada para os pais e responsáveis através do aplicativo do Colégio. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

As famílias também poderão encontrar essas listas na Central Pedagógica do Campus.

1 . 11 - É permitido o uso do celular no Colégio e nas salas de aula?

Celulares, tablets, entre outros, poderão ser utilizados no ambiente escolar, no desenvolvimento de projetos e/ou atividades, de forma criteriosa e responsável, sob a mediação dos professores. Portanto, somente serão permitidos em atividades pedagógicas e, em caso de descumprimento da norma, os mesmos serão retidos. É de total responsabilidade do estudante a guarda de seu aparelho.

2 . 1 - Como faço para alterar meus contatos com o Colégio (mudança de endereço, e- mails, telefones, etc.)?

Os pais ou responsáveis podem fazer a solicitação no e-mail secretarianl@santoagostinho.com.br, ou presencialmente, em nossa Secretaria.

2 . 2 - Como faço para pedir mudança de turno?

As solicitações de mudança de turno poderão ser feitas em nosso site, através do Portal de Serviços do Colégio Santo Agostinho. O processo é inteiramente on-line. O deferimento de cada pedido será comunicado, se possível, na segunda quinzena de novembro, estando condicionado aos critérios estabelecidos pelo Colégio no documento de solicitação de transferência de turno. 

2 . 3 - Como faço para pedir 2ª via de Histórico Escolar? Há custo?

A solicitação pode ser feita no e-mail secretarianl@santoagostinho.com.br, ou presencialmente, em nossa Secretaria.
A 2ª via do Histórico Escolar tem um custo de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e o prazo para emissão pode variar entre 10 a 30 dias.
Para saber o prazo com maior precisão, gentileza entrar em contato direto com a Secretaria do Colégio.

2 . 4 - Como faço para solicitar a declaração de escolaridade?

A Declaração de Escolaridade é um autosserviço e pode ser retirado no Portal de Serviços pelo site.
Para consulta é necessário ter o RA do aluno ou, se for os pais, o usuário de cada um para o campo login e a senha.

2 . 5 - Qual a idade mínima para ingresso? Com quantos anos começa o maternal?

3 anos ou a completar até 31/03 no ano de ingresso.

2 . 6 - Quando inicia o Processo de Admissão de Novos Alunos?

O processo de admissão de novos alunos tem início no mês de agosto e dura até o mês de setembro. As orientações são disponibilizadas na página Admissão. Clique aqui para mais informações.

3 . 1 - Como faço para atualizar o boleto vencido?

O boleto não precisa ser atualizado, basta apenas informar a data de vencimento e a data do pagamento que o APP do seu banco calcula os encargos.

Se o pagamento for realizado diretamente no banco, o próprio caixa irá realizar o cálculo dos encargos. Porém, para ser pago em qualquer banco, o boleto emitido é valido por até 180 dias da data de emissão. Após os 180 dias, somente no Banco Santander.

3 . 2 - Como faço para emitir a 2ª via do boleto bancário para pagamento da mensalidade?

A 2ª via do boleto bancário pode ser emitida em nosso Portal Educacional, em ambiente restrito para pais e responsáveis. Clique aqui.

3 . 3 - Por quanto tempo o boleto bancário pode ser utilizado para pagamento da mensalidade?

O boleto é valido por até 180 dias da data de emissão, podendo ser pago em qualquer banco. Após os 180 dias, somente no Banco Santander.

3 . 4 - Qual é a data de vencimento das mensalidades escolares?

Com exceção da matrícula, que é quitada no ato da assinatura do contrato de prestação de serviços escolares, as demais mensalidades têm como data de vencimento o último dia de cada mês, podendo ser quitadas, sem acréscimo de encargos, até o dia 05 do mês subsequente.

4 . 1 - O aluno pode guardar seus materiais escolares no Colégio?

Sim. Os escaninhos serão disponibilizados a partir do 6º ano do Ensino Fundamental para os alunos que tiverem dificuldades em administrar o material a ser trazido para o Colégio e, sobretudo, devido ao peso da mochila.

A utilização dos escaninhos pelos interessados se dará por meio de locação para o período do ano letivo, mediante pagamento de taxa anual. Informações poderão ser obtidas na Coordenação Pró-aluno.

4 . 2 - Como funciona o Aplicativo do Colégio Santo Agostinho?

Nosso aplicativo mobile é o canal de relacionamento e atendimento aos pais e responsáveis. Através dele, você tem acesso às notícias, comunicados, calendários de atividades escolares, documentos e formulários, notificações e lembretes importantes

direto no seu celular. Clique aqui para acessar a versão Web ou baixe gratuitamente em seu smartphone pela App Store ou Play Store.

4 . 3 - Como é feita a comunicação do Colégio com os pais e responsáveis?

Toda nossa comunicação com as famílias é feita por meio do aplicativo do Colégio, de e-mails, da agenda do aluno e do site.

A agenda é entregue no início do ano letivo e contém as diretrizes para o cotidiano pedagógico do aluno. O aplicativo é o principal canal virtual de relacionamento e atendimento aos pais e responsáveis. Está disponível na Internet e para instalação em smartphones. 

4 . 4 - O Colégio possui algum tipo de seguro?

Sim. Em parceria com a BHR Corretora, disponibilizamos coberturas e proteções financeiras, por intermédio do Seguro Educacional, que auxilia a continuidade dos estudos do seu filho com qualidade e segurança, protegendo o seu futuro.

Para saber mais informações, ou aderir ao Seguro Educacional, entre em contato direto com a BHR:

Telefone: (31) 2111-0000

E-mail: seguroeducacional@bhr.com.br  

4 . 5 - Onde posso comprar o uniforme do Colégio?

Nossos uniformes podem ser adquiridos apenas nas lojas credenciadas. Clique aqui e veja a relação de lojas e endereços.

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