Notícias

31 de maio de 2021

Bate-papo com a Campeã Olímpica e ex-atleta de Voleibol, Fofão

Natural de São Paulo, Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, é um ícone no cenário esportivo nacional e sua trajetória no voleibol é inspiradora. A sua história profissional com o esporte começou aos 15 anos. Além de atuar em diversos clubes do Brasil, também jogou por equipes no exterior, em clubes na Itália, Espanha e Turquia. A jogadora vestiu a camisa da seleção durante 17 anos.

O curioso apelido Fofão, surgiu como referência a um personagem de programa infantil da TV, quando ainda era adolescente. Foi tão marcante, que hoje, apenas seus familiares e amigos mais próximos a chamam de Helinha.

A ex-levantadora possui um currículo impecável! Fofão estreou em Jogos Olímpicos em 1992, em Barcelona. Daí em diante, foi convocada cinco vezes consecutivas. A primeira medalha veio em sua segunda participação nos Jogos, em Atlanta-1996, quando a seleção de vôlei feminino subiu ao pódio pela primeira vez depois de conquistar o bronze. 

Tornou-se titular da equipe em 1999. Com ela em quadra o Brasil ganhou a medalha de prata do Grand Prix do mesmo ano, ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg - 1999 e medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney - 2000. Foi eleita a melhor levantadora nas três competições. Depois de passar em branco em Atenas-2004, a atleta paulista voltou para a Olimpíada, desta vez, para subir ao lugar mais alto do pódio, quando, em 2008 conquistou o maior título em sua carreira: campeã Olímpica em Pequim.

No último dia 25/05, Fofão participou de uma live com os atletas de nossas equipes esportivas, apresentando para os participantes, a força e a disciplina de uma atleta Olímpica. Ela respondeu perguntas e curiosidades de todos, com muita empatia e consideração, compartilhando e inspirando com sua trajetória de campeã.

Compartilhe