Notícias

10 de novembro de 2017

Boas Escolhas também fora do Colégio

Por meio de palestras e panfletagens, os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental estão procurando conscientizar outras pessoas sobre as possibilidades e riscos do ambiente on-line, tanto dentro como fora da escola, em um trabalho de protagonismo juvenil que compartilha a ética em tal ambiente.

 

No dia 7 de novembro, os estudantes palestraram para os alunos da Escola Estadual Dêniz Vale, em Nova Lima, sobre boas escolhas on-line explicando temas como privacidade, redes sociais, cyberbullying, sexting, internet como ambiente público, aliciamento, excesso de internet e jogos on-line, com a intenção de ampliar o programa para as demais escolas estaduais em parceria com o Colégio.

A versão 1.0 do guia está disponível em: www.santoagostinho.com.br/boasescolhas.

 

Confira algumas dicas elaboradas pelos alunos

 

– Nunca converse com pessoas que você não conhece, pois você não sabe quem está do outro lado da tela.

– Nunca acredite em ameaças virtuais e peça ajuda a seus pais, responsáveis ou professores.

– Pense antes de postar imagens de seus amigos, pois eles devem estar sempre de acordo com a exposição.

– Proteja sua privacidade no ambiente on-line, nunca divulgue informações pessoais como endereço, dados pessoais ou financeiros, logins e senhas.

– Tome cuidado ao compartilhar uma imagem ou vídeo para não ferir os sentimentos de alguém e nem exponha as pessoas sem a autorização delas.

– Não fique preso ou afastado das pessoas por causa da internet, pois assim estará se isolando do mundo social à sua volta e ele também é importante.

– Observe com atenção e, se estiver sofrendo bullying ou ciberbullying, converse com um adulto de sua confiança, como seus pais e professores.

– Não se deixe influenciar pelos outros em relação à produção de conteúdo e publicação de imagens nas redes sociais.

– Tenha cuidado quando estiver navegando na internet, já que nunca temos certeza do que está por trás de um perfil, de um e–mail ou apelido.

– Lembre–se sempre de que a vida não é apenas on-line; passear, ir ao cinema e conhecer lugares faz bem.

– Tenha cuidado com o excesso de jogos no ambiente on-line.

Compartilhe