Notícias

10 de dezembro de 2021

Roda de Conversa: Voluntariado Transformador e Filantropia

Como parte das atividades da Semana do Voluntariado Pastoral, o Depas do Colégio de Nova Lima realizou, em parceria com o Rotary Club – E-club Estrada Real, a roda de conversa “Voluntariado Transformador e Filantropia”, tendo como convidada especial Maria Fernanda Menin Maia, mãe dos estudantes do CSA NL João Pedro, Maria Beatriz e Heitor.

A proposta da roda de conversa foi aprofundar a discussão sobre o voluntariado que vem sendo realizado pelo Colégio e, também, apresentar o Rotary Club para outros pais que estão interessados em dedicar algum tempo de suas rotinas para ações que beneficiem a comunidade.

A Gestora Pedagógica do CSA NL, Renata Vidal Silva, lembrou aos presentes a intenção do Colégio em continuar o intento de Santo Agostinho, de construir a “Nova Cidade”. Nossa Comunidade Educativa está empenhada em extrapolar os muros do Colégio para fazer da educação uma obra da transformação necessária do mundo.

A convidada Maria Fernanda nos lembrou que a palavra filantropia significa “amor ao humano”, e que, por isso, nossas ações precisam ser organizadas e pensadas, enquanto terceiro setor, sociedade civil organizada, para contribuir com a diminuição da desigualdade que é tão grande no Brasil. É preciso garantir a dignidade das pessoas. Não adianta somente ensinar a pescar, muitas vezes, pela necessidade, é preciso, também, dar o peixe. A pandemia mostrou bem essa realidade.

Foi destacada a importância que o colégio possui ao propor aos estudantes que olhem para a realidade que os circunda, e, assim, proponham soluções viáveis e dentro do contexto pedagógico, para as problemáticas que identificam.

Estiveram presente no evento o Diretor Geral da SIC, Márcio Horta, e o Diretor Pedagógico Paulo Negreiros. Márcio lembrou aos presentes que a história da SIC é marcada com o compromisso com os mais pobres e, hoje, ela se expressa, sobretudo, com a mantença das Obras Sociais em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Bragança Paulista, onde se pratica educação de qualidade junto àqueles estão em situação de vulnerabilidade social.

Ao final, após algumas falas dos participantes sobre ações realizadas pelo Rotary Club, foi feito o convite para que os pais se engajem na construção da grande ação do Dia Nacional do Voluntariado 2022, que coincidirá com as celebrações do dia de Santo Agostinho, no contexto das comemorações dos 15 anos de fundação do CSA NL. 

Esta foi a primeira roda de conversa de uma série que terá continuidade em 2022, como parte do compromisso agostiniano em “construir da Cidade de Deus na Cidade dos homens”.

Compartilhe