Notícias

12 de abril de 2024

Veja aqui a palestra A Geração do Quarto

Todas as vezes que nós nos reunirmos para estudar, discutir e aprofundar nos temas que nos ajudam a sermos melhores pais, mães e educadores, estará presente a Aldeia em Ação, um dos projetos do Aldeia que Educa do Colégio Santo Agostinho.   

Assim, n
os reunimos, no dia 9 de abril, para falarmos de um tema delicado e urgente - A Geração do Quarto.

T
odos nós já vivemos, presenciamos ou convivemos com crianças ou jovens que se isolam em seus quartos, fazendo uso excessivo da tecnologia digital, dormindo mal, desenvolvendo sérios problemas na socialização, apresentando comportamentos autodestrutivos, dentre outras características. Esses meninos e meninas e mesmo jovens, já na universidade, estão pertinho de nós e estão, ao seu modo, pedindo ajuda. Precisamos falar sobre isso! 

Quais sinais estão sendo emitidos e que precisamos além de identificar, decifrar, para atuarmos com maior prontidão? A sociedade, a família e a escola têm ajudado a produzir essa geração?  


Para falarmos sobre isso e muito mais, foi convidado o professor, doutor, psicólogo, pedagogo, pesquisador, escritor e ser humano sensível, Hugo Monteiro Ferreira, que d
urante 1h30, em uma palestra on-line, manteve a atenção de mais de 320 pessoas, falando sobre a Geração do Quarto, um conceito desenvolvido por ele.


Professor Hugo falou ainda sobre sinais de alarme nos quais devemos prestar atenção em nossos filhos e estudantes, sobre configurações familiares, sobre relações opressoras e sobre a grande potência de meninos e meninos da Geração do Quarto, que falam com propriedade a respeito de problemas ambientais, étnicos, raciais, sociais e qualquer pauta polêmica ou diversa de nossa cultura contemporânea.

                                                        live momento.jpg

Com a mediação emocionante de nossa diretora, Aleluia Heringer, o Professor Hugo falou de si próprio, do menino e do adolescente que foi e do quanto suas experiências de vida foram propulsão para que ele se tornasse um defensor das necessidades dessa geração.

Ao final, a mensagem de 
boas práticas e daquilo que podemos fazer como escola, família e sociedade, para sermos instituições mais cuidadoras, amorosas, sensíveis, fez com que todos concluíssem que os cuidados com essa geração pertencem a todos nós, dessa grande Aldeia que Educa!

Clique aqui e assista a palestra na íntegra, pelo Youtube!

Compartilhe
Agendar Visita agendar visita