VOOU

20 de dezembro de 2019

Promover um ensino inovador e posicionar os nossos estudantes como protagonistas de suas vidas faz parte das premissas que norteiam a proposta pedagógica do Colégio Santo Agostinho. Por isto, em 2020, teremos módulos formativos, com 2 horas semanais, para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Esta proposta é mais uma inovação que apresentamos para os nossos alunos levantarem voo, irem mais longe e alcançarem novas conquistas!

  

COMO FUNCIONA

Além das disciplinas regulares, os estudantes escolherão um módulo formativo por semestre, com temas interdisciplinares com os quais tenham mais afinidade ou interesse. Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que eles tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

banner-habilidades-voou-csa.jpg

 

MÓDULOS FORMATIVOS


Módulos que serão oferecidos para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio

 
foguete.jpgCidades Invisíveis

Relações sociais e as diversas culturas no espaço urbano

Uma rede de relações que não se delimita apenas às suas características físicas: assim se constitui uma cidade. Atualmente, é fundamental compreender como, a partir do espaço geográfico urbano, questões sociais, filosóficas, afetivas e relativas à memória se formam nesse ambiente. Neste módulo formativo, o estudante estará pronto para compreender as relações dos sujeitos sociais no espaço urbano, a territorialidade como um elemento de integração e segregação social, e a relação com os movimentos, para reconhecer a coexistência de diversas culturas urbanas.

 

foguete.jpgRedes Sociais, Novas Mídias, Política e Sociedade

A formação de opinião por meio da comunicação

A evolução das tecnologias, em muitos momentos vista apenas como algo positivo, levou as sociedades contemporâneas a novos desafios. Surge daí a necessidade de aguçar o pensamento reflexivo sobre o fluxo de informações a que estamos submetidos cotidianamente. Ao passar por este módulo, o estudante poderá compreender o processo de formação da opinião a partir dos meios de comunicação de massa, analisar Fake News, Pós-Verdade e Viés de Confirmação; Comunicação de Massa; Indústria Cultural e os respectivos impactos das formas de difusão da
informação para as sociedades
.

 

foguete.jpgIntrodução à Mineralogia Prática

Atividade mineradora, abastecimento e desenvolvimento da sociedade

A mineração é uma atividade econômica imprescindível para a indústria e para a sociedade. Nos últimos anos, impactos ambientais de grandes proporções têm levado à necessidade de se repensar o modelo de exploração mineral que vem sendo praticado. Por isso, torna-se fundamental compatibilizar a exploração mineral com a preservação ambiental. Este módulo formativo trabalha a importância da atividade mineradora para o abastecimento e o desenvolvimento da sociedade, incluindo a análise de minerais, bem como a necessidade de conscientizar sobre a importância da responsabilidade social na exploração mineral.

  

foguete.jpgEducação Financeira para a Vida

Gerenciando finanças e o consumo consciente

Todos os dias o mercado é ditado por novos atores, novas tecnologias, vários produtos financeiros, como seguros, investimentos e previdência privada. Diante desse contexto, faz-se necessário pensar em cidadãos que sejam financeiramente educados. Nesse contexto, o módulo formativo propiciará aos estudantes situações que possam aplicar conceitos matemáticos que visam a melhorar a rentabilidade de um investimento ou menor juro de um empréstimo adquirido. Eles também serão envolvidos em reflexões sobre o consumo de modo ético, consciente e responsável, levando-os a analisar decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis.

  

foguete.jpgCSI CSA

A ciência desvendando mistérios

Presente em investigações criminais e seriados de TV, a Biologia Forense é um tema que atrai a curiosidade humana e permite revisar conceitos importantes e a complementação do ensino das Ciências da Natureza ao abordar a prática de conhecimentos científicos. Apresentando os ramos da ciência Forense e as diversas possibilidades de aplicação, este módulo formativo discute métodos que podem ser usados para o reconhecimento de impressões digitais, pegadas e vestígios de sangue. Além disso, capacitará para entender como vários aspectos são rastros de um crime.

  

foguete.jpgFotografia Científica

Por trás da lente

A fotografia, como linguagem não-verbal, contribui na realização de pesquisas teóricas, manifestações artístico-culturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científico-tecnológicas. Assim, com uma proposta multidisciplinar, este módulo busca uma experimentação científica envolvendo o olhar do estudante a partir das possibilidades estéticas e visuais fornecidas pela linguagem fotográfica. Também serão trabalhados conhecimentos básicos sobre a fotografia e suas aplicações, ampliando a compreensão do processo de composição fotográfica e a conscientização
ambiental capturada por meio das lentes
.

  

foguete.jpgNarrativas em Jogo

Futuro do trabalho, Empreendedorismo e Novas Economias

Sabia que a partir do jogo é possível oferecer uma narrativa às pessoas que envolva desafios? Nesse cenário, este módulo formativo possibilita a aprendizagem de conceitos relacionados à era digital e as reverberações que influenciam novas formas de trabalho e emprego na economia global - conhecendo as principais mudanças relacionadas ao desenvolvimento tecnológico ao longo da história - e os possíveis impactos provocados na nova economia. Além de explorar o entendimento de cenários contemporâneos da economia e do trabalho, desenvolvimento do senso crítico e o protagonismo na construção de sua própria jornada.

  

foguete.jpgCinema: teoria e crítica

Audiovisual e suas nuances

Estudar cinema possibilita transitar no universo das imagens em movimento e compreender a relação entre o audiovisual e as interações sociais. O que acontece no nosso cotidiano inspira os roteiros ou são as telas que têm ditado as regras das relações interpessoais? Para responder a esses e a outros questionamentos, o módulo formativo vai abordar interpretação e análise de obras, técnicas e procedimentos cinematográficos, entre outras temáticas, de modo a possibilitar que os estudantes criem ensaios críticos autorais sobre um produto audiovisual contemporâneo.

   

 


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Olá! Você quer saber mais sobre o VOOU?

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que podem auxiliar nessa jornada.

- O que é o VOOU?

O VOOU é uma proposta inovadora do Colégio Santo Agostinho. Por meio do VOOU, são oferecidos módulos formativos interdisciplinares para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.  Além das disciplinas regulares, os estudantes escolhem um módulo formativo para cursarem, por semestre. Os estudantes podem optar por temas com os quais tenham mais afinidade ou interesse.

Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

Além disso, o VOOU antecipa uma definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para ser implementada em 2021. O Novo Ensino Médio deverá ter duas partes integradas: uma comum e uma outra diversificada, ambas para todos os estudantes e instituições de ensino do país. Na parte diversificada estão os Itinerários Formativos, cuja matriz prevê o exercício de habilidades distribuídas em quatro eixos estruturantes: mediação e intervenção sociocultural; investigação científica; processos criativos e empreendedorismo.

Nossos módulos formativos já foram desenvolvidos a partir das competências previstas pela BNCC, abordando as habilidades dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos. Assim, os módulos formativos se tornam o primeiro passo para implementar gradativamente os futuros Itinerários Formativos da BNCC. Essa será a nossa decolagem para o VOOU. Continuaremos inovando com a adequação curricular, sempre em conformidade com as diretrizes da BNCC e da legislação que trata do Novo Ensino Médio.

 

- Quem deve participar do VOOU?

Estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho.

 

- Quantos módulos formativos o estudante deverá cursar?

O estudante deverá cursar um módulo formativo por semestre letivo.

 

- A participação dos estudantes é obrigatória?

Sim, cada estudante da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio deve, obrigatoriamente, cursar um módulo formativo por semestre. A exceção poderá ser aplicada para os alunos que frequentam o High School Canada, que poderão optar, ou não, por cursar os módulos formativos.

 

- Quantas horas/aula terá cada módulo formativo?

Cada módulo formativo terá 36 horas/aula, sendo duas horas/aula por semana.

 

- Quais serão os dias e horários das aulas dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Nova Lima, os módulos formativos serão sempre às segundas-feiras, nos dois primeiros horários do turno da tarde.

 

- Os estudantes serão avaliados?

Sim, a avaliação dos módulos formativos será semestral, com valor de 100 (cem) pontos. A cada atividade avaliada, o aluno que não alcançar o aproveitamento mínimo (60%) terá a oportunidade de refazê-la sob a orientação do professor mediador.

 

- Será exigida frequência nas aulas dos módulos formativos?

Sim, será aprovado, ao final de cada semestre, em cada módulo formativo, o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas.

 

- Quantos estudantes estarão em cada turma dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Nova Lima, as turmas terão no mínimo 25 e no máximo 30 estudantes.

 

- Os estudantes receberão certificados de conclusão dos módulos formativos?

Sim, ao final de cada módulo, caso atenda aos requisitos necessários citados acima, o estudante irá receber um certificado atestando a conclusão do módulo formativo. Lembrando ainda que os módulos farão parte da grade curricular e também constarão no histórico do estudante.

 

Acompanhe a nossa página para ficar por dentro das novas informações!

#EuVoueVoo

  

Compartilhe: